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FORMAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

Mateus Parente

Advogado Trabalhista Curitiba


Atualmente as conversas não são outra senão referentes ao coronavírus, pandemia, impactos destes na Justiça do Trabalho, contudo as empresas não podem se esquecer da prevenção de acidentes.


Medidas de prevenção de acidentes, além de manterem as empresas alinhadas ao que determinam as NRs, mantém um ambiente de trabalho seguro e consequentemente ajudam na diminuição do passivo trabalhista.


Assim, deve-se observar 5 dicas importantes para a prevenção de acidente:


1 – TREINAMENTOS


O departamento de segurança da empresa deve manter um constante treinamento dos empregados da companhia, a fim de orientação na melhor forma de execução do trabalho, sempre explicando as noções de ergonomia no trabalho como forma de prevenção de doenças ocupacionais.


Os mencionados encontros periódicos têm por objetivo aumentar e conscientizar a equipe para o correto desenvolvimento dos procedimentos de segurança, isto porque, informação nunca é demais.


2 – EXIGÊNCIA DO USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)


Toda empresa tem a obrigação de fornecer sem custo aos seus trabalhadores os devidos equipamentos de proteção ao trabalho. Cabendo observar que cada atividade desempenhada dentro da empresa exige EPIs diferentes.


Da mesma forma, cabe ao empregado zelar pelo equipamento fornecido e utilizá-lo corretamente e conforme a orientação do seu empregador, mediante o técnico de segurança do trabalho.

3 – MANTER O LOCAL LIMPO E ORGANIZADO

Manter o local de trabalho limpo e organizado auxilia e muito na prevenção de acidentes, isto porque, muitos acidentes ocorrem por desorganização da equipe, por exemplo quando deixam uma caixa de ferramentas ou equipamentos no meio do caminho, obstruindo passagens, ou ainda, quando ocorre de derrubarem algo no chão e não limpam.


Assim, dentre os descuidos citados e muitos outros que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho, somado a uma rotina intensa, os resultados podem ser danosos a todos.


Assim, devem os trabalhadores zelarem por um ambiente de trabalho seguro e organizado a fim de que se evitem acidentes de trabalho.

4 – CUIDAR DE SI E AO MESMO TEMPO CUIDAR DO COLEGA DE TRABALHO


A prevenção de acidentes envolve um trabalho em equipe, ou seja, é fundamental que um empregado conheça os riscos da sua atividade e tenha a consciência do seu próprio cuidado e consequentemente tenha consciência do cuidado que ele deve ter com o seu colega de trabalho.

Ainda, ter os empregados devem ter a consciência da realização das tarefas em equipe, principalmente em áreas de risco.


Dessa forma, é possível ter um ambiente de trabalho mais seguro e fortalecido.

5 – EMPREGADOS BEM INFORMADOS SOBRE A CIPA


A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) é um grupo formados por representante do empregador e representantes dos empregados, com o objetivo de reunir esforços em identificar pontos de riscos dentro da companhia e convergirem esforços a fim de eliminá-los ou reduzi-los, mediante a criação de regras.


Cabe observar que a CIPA cuida não só da saúde física dos trabalhadores, mas também da saúde mental e bem-estar, quando da elaboração de campanhas de conscientização, feiras de saúde e palestras.

Claro que as formas de prevenções de acidentes de trabalho devem observar muito mais do que eu pude abordar neste artigo, contudo, a minha intenção foi destacar os 5 principais pontos a serem analisados para se ter um ambiente de trabalho seguro.

Para mais informações entre em contato:

(41) 3233-3784

(41) 99555-2002



#AdvogadoTrabalhistaCuritiba

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